16.08.2018

Basílica Conceição da Praia convida para meditar o Hino Akathistos 2018

O Coral do Santuário executará Hino Akathistos em honra à Mãe de Deus, neste sábado (18), às 19h

A Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia executará, por meio de seu coral, o hino AKATHISTOS em honra a Mãe de Deus. A apresentação acontecerá no dia 18 de agosto, a partir das 19h, na Basílica (Comércio) e contará com a presença do bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida.

Akathistos, palavra grega que significa “não sentado”, indicando que este Hino deve ser cantado de pé, e retrata o momento em que a Virgem Maria recebeu o anúncio de que estava para gerar o Salvador, permanecendo Virgem, descreve a maternidade de Maria e conta seu papel no mistério de Cristo e da Igreja. É uma composição litúrgica da Igreja Bizantina do Século V, considerado o mais célebre Hino Mariano e a mais bela composição mariana do rito bizantino.

O Coral da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia apresenta o Hino Akathistos, a imagem de Maria como revelação daquilo que todo homem e toda Igreja devem se tornar. É uma celebração participativa que busca evidenciar a verdadeira Devoção a Virgem Maria, utilizando uma obra litúrgica de importância eclesial.

Criado a 33 anos com intuito de enriquecer as celebrações solenes da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, é um coro misto composto de instrumentistas, solistas e coristas; seu repertório vai desde o erudito, erudito religioso ao popular. Tem como regente a vinte e três anos o Maestro professor David Tourinho e o grupo já se apresentou em vários eventos como: encontro de corais Brasil/ Estados Unidos no TCA, Concerto na Casa do Comércio com a Banda da Força Aérea do Salvador, Concerto Natalino no Shopping Salvador, novenas solenes na Chapada, concerto na Gruta da Mangabeira em Ituaçu, entre outros como na própria Basílica, pelo festejo anual de Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Por: Jéssica Bahia/Amex

Nome do Álbum: Hino Akathistos