09.08.2018

Dezenas de brasileiros serão voluntariados no Encontro das Famílias

Voluntários se preparam para ajudar no encontro entre o dia 22 a 26 de agosto

Durante os cinco dias do Encontro das Família em Dublin, jovens se reúnem para ajudar no desenvolvimento do evento, principalmente jovens católicos brasileiros que vivem na Irlanda fazendo intercâmbio. Cerca de 10 mil pessoas chegarão ao evento para efetuar está função para que, durante o evento, tudo ocorra bem.

A responsável pelo grupo de voluntários brasileiros destaca a oportunidade de servir em terra estrangeira. “Como grupo estamos muito felizes. É uma forma de agradecer e retribuir o que o povo irlandês faz por nós e a forma como a Igreja local nos acolheu, nos deu espaço e apoio para as atividades religiosas em português também”, afirma a gaúcha Renata Agostini, que se prepara para sua terceira experiência de voluntariado em eventos internacionais.

Ela esteve entre os colaboradores nas Jornadas Mundiais da Juventude do Rio de Janeiro (2013) e da Polônia (2016) e estará também na JMJ do Panamá, em janeiro. “Em todos os eventos internacionais em que participei, o que mais me marcou foi a manifestação de fé. Quando estamos longe de casa, longe do nosso país, por vezes, a fé é nosso único amparo e consolo”, confessa.

Henrique Damiani mora na Irlanda há um ano e meio, já participou de treinamentos para o Encontro Mundial e está ansioso para seu primeiro evento internacional como voluntário.  “Está sendo uma experiência muito bacana que só está nos agregando e nos fazendo crescer. É um prazer gigante porque além de estar ajudando ao próximo, nos engrandece como pessoa”, ressalta.

O voluntário ainda completa com a total certeza de sua missão no evento. “Fazer com que as famílias que vierem para cá se sintam acolhidas, se sintam com segurança. Pensar que vou ser útil”, concluiu.

Voluntários estarão em todas as atividades

Os trabalhos envolvem atividades como recepção e orientação dos peregrinos no aeroporto e nos principais pontos turísticos nos locais de congressos e celebrações, traduções, trabalho de mídia e liturgia.

Somente para a missa de encerramento presidida pelo Papa Francisco no domingo, 26, estão sendo recrutados 4 mil ministros da comunhão, já que 500 mil pessoas esgotaram os tíquetes para a celebração.

Os voluntários já começaram suas atividades passando parâmetros litúrgicos, auxiliando em ensaios e principalmente montando as mochilas que serão distribuídas aos mais de 30 mil participantes do Congresso Pastoral, que acontecerá nos dias 22 e 24. Cerca de 80 voluntários estão ajudando nesta ação, de modo que serão montados mais de 35 mil kits, compostos por uma capa de chuva, terço, mapas da cidade, livros de orações e até um rádio para ouvir as traduções das palestras e celebrações.

Comunidade brasileira é a maior não-europeia na Irlanda

Ouvir pessoas falando português enquanto se caminha nas ruas do Centro de Dublin é algo certo. Isso porque a comunidade brasileira é a maior entre os países que não fazem parte da União Europeia e que, portanto, precisam de autorização para estudar e trabalhar na Irlanda.

De acordo com dados do Departamento de Justiça, publicados pelo jornal The Irish Times, até o ano passado eram 9.225 brasileiros com visto de estudante vivendo na ilha.

O Brasil estava entre o grupo de apenas 12 países com população acima de 10 mil habitantes na Irlanda. Entre os não-Europeus apenas a Índia também figura nessa faixa.