14.08.2018

Jovens de todo o mundo participam de encontro internacional em Assis

Encontro com Papa Francisco marcará encerramento do evento que reflete sobre "a beleza da santidade"

Reunidos em Assis, na Itália, entre os dias 13 e 19 de agosto, milhares de jovens de provenientes de todo o mundo se interrogarão sobre a questão “Como brilhar aos olhos de Deus e descobrir a beleza da santidade?”.

Em sua oitava edição, o Encontro Internacional da Juventude coloca no centro das reflexões o tema “A beleza da santidade”. O evento também fornece instrumentos concretos para manter viva a relação dos jovens com Deus, como Missas, Terços e peregrinações à Basílica Santa Maria dos Anjos, ao eremitério da Prisão e a Rivotorto.

Descobrir a santidade cotidiana

“Nosso objetivo é fazer com que os jovens descubram a santidade cotidiana, que representa a vocação do cristão”, explica frei Simone Tenuti, do Centro Franciscano “Jovens de Assis”.

“Vamos olhar para São Francisco: percebemos que ele não nasceu santo, ele se tornou santo. E cada jovem, cada um de nós, pode identificar-se no caminho de São Francisco rumo à santidade. Uma santidade composta de pequenas coisas, de mortificações e alegrias diárias. (...) Este é o coração da mensagem”, afirma.

A beleza da santidade

Quando questionado sobre como se pode explicar à juventude a beleza da santidade, frei Tenuti repete o “velho refrão” que canta sempre que um grupo de jovens visita a Basílica de San Francesco:

“Olhe para a beleza desta majestosa basílica. É incrível. Mas saiba que a vida de São Francisco é muito mais bonita e rica, porque ele seguiu o caminho indicado pelo Evangelho. Cada um de nós, que é chamado a imitar São Francisco, é muito mais bonito do que esta basílica, porque fomos criados à imagem e semelhança de Deus e somos chamados à ressurreição. O que para esta basílica não é previsto”.

Domingo em Roma para abraçar o Papa Francisco

Na próxima sexta-feira, 17, os jovens participantes do encontro irão se transferir para Roma com o propósito de dar vida a uma evangelização de rua. Já no domingo, 19, estarão presentes na Praça de São Pedro para abraçar o Papa Francisco.