06.08.2018

Papa: não reduzir a religião somente à prática da Lei

Devotos e turistas escutam a palavra e reflexão do Papa Francisco no Angelus na manhã deste domingo (05)

No Angelus deste 5 de agosto, que consiste no VXIII domingo do Tempo Comum, o Santo Padre falou para milhares de fiéis e turistas, que se reuniam na Praça São Pedro, sobre a importância de cultivar a relação com Jesus.

Inspirado no Evangelho de João proposto pela liturgia do dia, o Papa recorda que “a Jesus não basta que as pessoas o procurem, ele quer que as pessoas o conheçam, a busca por Ele, e o encontro com ultrapasse a satisfação imediata das necessidades materiais”: “Jesus veio para nos trazer algo mais, a abrir a nossa existência a um horizonte mais amplo em relação às preocupações cotidianas do alimentar-se, vestir-se, da carreira e assim por diante. Por isso, voltando-se a multidão, exclama: «Me buscais não porque vistes sinais, mas porque comestes daqueles pães e vos saciastes»”.

Ao explicar sobre a multiplicação dos pães e dos peixes, Papa Francisco estimulou os fiéis a caminharem para frente e interrogando-se sobre o significado e importância do milagre. “É sinal do grande dom que o Pai deu à humanidade, que é o próprio Jesus!”: “Ele, verdadeiro "pão da vida", quer saciar não apenas os corpos, mas também as almas, dando o alimento espiritual que pode satisfazer a fome mais profunda. Por isso convida a multidão a procurar, não a comida que não dura, mas aquela que permanece para a vida eterna. Trata-se de um alimento que Jesus nos dá todos os dias: sua Palavra, seu Corpo, seu Sangue”.

Segundo o Papa, como a multidão na época, as pessoas o convite de Jesus, mas não entendemos seu significado, pensam que Jesus pede a elas para observarem os preceitos para obter outros milagres, como a multiplicação dos pães. “É uma tentação comum, esta, de reduzir a religião somente à prática das leis, projetando em nossa relação com Deus a imagem da relação entre os servos e seus patrões: os servos devem executar as tarefas que o patrão determinou, para ter a sua benevolência. Isto o sabemos todos”.

O Pontífice explicou ainda que, à multidão que quer saber de Jesus que ações deve fazer para agradar a Deus, Jesus dá uma resposta inesperada: ‘A obra de Deus é que vocês acreditem naquele que ele enviou’. “Essas palavras são dirigidas também a nós hoje: a obra de Deus não consiste tanto no "fazer" coisas, mas em "crer" n’Aquele que Ele enviou. Isto significa que a fé em Jesus nos permite realizar as obras de Deus. Se nos deixarmos envolver nesta relação de amor e confiança com Jesus, poderemos fazer boas obras que perfumam de Evangelho, pelo bem e às necessidades dos irmãos”, concluiu.

No final da passagem do evangelho, Francisco relembra os cristãos, a importância de preocupar-se com o pão e a importante missão de “cultivar a relação com Deus, fortalecendo a nossa fé nele que é o pão da vida”, para saciar a nossa fome de verdade, de justiça e de amor”.

Antes de encerrar o momento do Angelus, o Santo Padre recordou o dia dedicado à Basílica de Santa Maria maior: “Que a Virgem Maria nos sustente em nosso caminho de fé e nos ajude a nos abandonarmos com alegria ao plano de Deus para nossas vidas", finalizou Francisco.