Projeto Social

Projeto Social I.M.A. (Igreja Mãe Amiga)

O Projeto Social I.M.A. (Igreja Mãe Amiga) foi criado em outubro de 2005, por Monsenhor José Hamilton Almeida Barros (nomeado como pároco da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia em 07/08/2005, pelo Arcebispo Primaz Dom Geraldo Majella Agnelo). À época, esse movimento, como o Monsenhor chamava, tinha como objetivo principal assistir os pedintes das escadarias da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, com doações a 41 pessoas cadastradas, e o convite a não pedir esmolas nas escadarias, mas sim, participar da Santa Missa, recebendo a cada 15 dias ou três semanas ajuda da comunidade dos fiéis (recolhida das Ofertas das Coletas entre os fiéis nas missas dos sábados e domingos). Dentre essas atividades também eram desenvolvidos: I)Encontro com os guardadores de carro em frente à Basílica; II) Visita a vários lojistas do comércio, como momento de oração no Mercado Modelo a cada última terça-feira do mês; III) Visita a creche de Mãe Preta, na Ladeira da Montanha; IV) Encontro com os professores e crianças do Projeto Axé, na Igreja da Conceição da Praia, com momento de oração, catequese e vista a Igreja; V) Realização do Sábado Mariano, no primeiro sábado de cada mês com membros dos movimentos Marianos existentes na cidade do Salvador; VI) Aprofundar uma verdadeira devoção Mariana nos fiéis, acolhendo sinais da devoção do nosso povo. (Extraído do Livro tombo, cujo termo de abertura 1º de outubro de 1936, pelo vigário Geral Monsenhor Manuel de Aquino Barbosa).

Com a aprovação do novo Estatuto da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia, em 04 de fevereiro de 2017, e de acordo com as recomendações do Senhor Arcebispo Dom Murilo Krieger, no dia 08 de abril do mesmo, fica restaurado o Projeto Social I.M.A. (Igreja Mãe Amiga), que deverá ter como objetivo geral: atender os usuários vulneráveis e em situação de risco social, além de fomentar ações para superação das dificuldades e fortalecimento de vínculos familiares e sociais. E os seguintes objetivos específicos:

• Implantar e administrar o Projeto Social, cujos esforços são voltados para atendimento da população carente, com o objetivo de promover o bem estar social, sem discriminação de qualquer natureza, o qual custeará também despesas de água e esgoto, energia elétrica e IPTU/ TL, a ser definido no RI, conforme artigo 2º, letra H, do Estatuto da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia;
  • Realizar obras de misericórdia Corporais: A) Dar de comer a quem tem fome; B) Dar de beber a quem tem sede; C) Vestir os nus; D) Visitar os enfermos; E) Enterrar os mortos; F) Acolher peregrinos e refugiados;
  • Realizar obras de misericórdia Espirituais: A) Ensinar os ignorantes; B) Dar bom conselho; C) Corrigir os que erram; D) Perdoar as injúrias; E) Consolar os tristes; F) Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo; G)Rezar a Deus por vivos e defuntos;
  • Cadastrar usuários de vulnerabilidade social que se encontram nas escadarias da Basílica e o convite a não pedir esmolas nas escadarias, mas sim, participar da Santa Missa recebendo auxílio alimentação familiar (cestas básicas) desta Organização Religiosa;
  • Encontro com os guardadores de carro em frente à Basílica;
  • Visita a vários lojistas do comércio;
  • Visita e assistência a creche Lar Irmã Benedita Camurugí (Responsável Sra. Nilzete Menezes);
  • Realização do Sábado Mariano, no terceiro sábado de cada mês com Irmãos desta Irmandade e membros dos movimentos Marianos existentes na cidade do Salvador. Aprofundar uma verdadeira devoção Mariana nos fiéis, acolhendo sinais da devoção do nosso povo;
  • Oferecer acolhimento aos cidadãos, sensibilizando-os para a inclusão social e nos direitos e deveres no âmbito sócio familiar, além de procurar ser um facilitador de acesso às informações e participação social;
  • Promover o acesso das famílias dos usuários a programas oficiais de saúde, habitação, higiene, alimentação, drogaditos;
  • Realizar encontros com a rede social local (governamental e não governamental) para discutir temas de interesse da comunidade;
  • Melhor articulação da rede social local com o Poder Público e com os agentes comunitários.

"Todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos mais pequeninos foi a mim que o fizestes" (Mt 25-40).

MISSÃO EVANGELIZADORA: Refletir o Evangelho de São Mateus 25, 31-36, quando nos apresenta a narração do Juízo Final: "Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial. Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. "Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram” Mateus 25, 31-36.

CONTRIBUIÇÃO: Para contribuir com doações de alimentos ou ajuda financeira basta dirigir-se até a Secretaria da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia (dentro da Basílica, localizada na Rua da Conceição da Praia, s/n, Comércio, Salvador/Ba, CEP 40015-250, ou entrar em contato através do telefone: (71) 3038-6250 ou pelo e-mail issnscp@ig.com.br.