Imaculada Conceição

Nossa Senhora da Conceição da Praia

A sacra devoção a Nossa Senhora Imaculada Conceição

Todos os dias somos agraciados pela bênção de Nossa Senhora Imaculada Conceição. Estamos vivenciando um tempo muito especial de carinho e devoção, cuidado e muito amor. Em 1549, navios portugueses atracaram em Salvador. Uma imagem da Padroeira de Lisboa acompanhava as grandes viagens da tropa. Tomé de Sousa, primeiro governador-geral do Brasil, mandou que seus homens erguessem, na parte mais alta da colina, uma capela em homenagem a Santa, Nossa Senhora Imaculada Conceição.

A imagem, única em todo mundo, foi assentada em uma primeira construção, cujas ruínas existem até hoje. Sua fama atraiu tantos fiéis que foi necessário construir uma igreja maior. O nome Conceição da Praia surgiu em criação da própria população. Por se situar próximo a praia, ficou conhecida como Nossa Senhora da Conceição da Praia. A raridade da imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição reinou absoluta até 1946, quando a foi proclamada Padroeira da Bahia. Naquele mesmo ano, a Igreja se tornou Basílica Oficial do Brasil e os devotos ganharam uma segunda imagem, carinhosamente apelidada de peregrina.